Categoria: Pesca

Edição especial da Setúbal Pesca homenageia pescadores de Setúbal

SetubalpescaA Setubal Pesca, associação da pesca artesanal de Setúbal, lançou a publicação “Pescadores de Setúbal – olhares do passado, desafios do presente” que pretende “dar visibilidade aos aspetos culturais das populações da pesca, integrando conhecimentos, com a convicção de assim garantir uma maior compreensão das pessoas, para melhor encarar os desafios do setor”, escreve-se no seu editorial.

Ler Mais

Campanha para a melhoria de condições de trabalho na pesca da ACT

Disponibilização de Relatório final

CampanhaACTTerminada no dia 1 março de 2016, com um Seminário de encerramento realizado em Leixões que contou com a nossa participação, a Campanha para a melhoria das condições de trabalho na pesca, que envolveu um conjunto muito considerável de associações e entidades do setor da pesca e outras com responsabilidades nestas matérias, deu origem a um conjunto de instrumentos de comunicação e informação que enriquecem o manancial de informação que vai sendo produzido sobre estas matérias e que se constituem como instrumentos de apoio ao trabalho, ao serviço do setor da pesca – recordamos aqui o trabalho levado a cabo pela PROPEIXE que analisa a sinistralidade da sua própria frota, e os fatores a montante e a jusante “ Segurança no Trabalho a Bordo das Embarcações da Pesca do Cerco da Organização de Produtores Propeixe” em 2015 ou os dois volumes da publicação “Emprego Seguro nas Pescas Tradicionais Portuguesas: Factor do Desenvolvimento Sustentável dos Aglomerados Piscatórios”, da ADITEC – Associação para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, de 2013  (ambos disponíveis no nosso site).

Ler Mais

É JÁ AMANHÃ o seminário “A pequena pesca: potencial para a sustentabilidade”

SeminarioPONG16

A Mútua associou-se a esta iniciativa da PONGPESCA, que pretende juntar durante dois dias os principais atores da pequena pesca para uma  discussão participada de vários temas que têm em comum a procura de uma pesca sustentada nas suas dimensões social, económica, política e ambiental.
A Mútua ficou responsável pela dinamização do Painel “Salva-vidas – Boas Práticas para a Segurança no Mar” (no 2º dia de manhã), tendo convidado as autoridades com responsabilidades nesta área e com quem trabalhamos em diversos fóruns para se juntarem a nós. Estarão connosco a Direção Geral da Autoridade Marítima e a Autoridade para as Condições de Trabalho. E convidámos também para esta reflexão conjunta a Associação de Armadores de Pesca Artesanal e Local do Centro e Sul (AAPCS).

Inscrições: pong.pesca@gmail.com

Download Programa completo aqui

Ler Mais

DIA NACIONAL DO PESCADOR 2016

Ano após ano celebrando a vida daqueles que fazem do mar e da pesca a sua casa e o seu ganha-pão.
Um pouco por todo o país envolvem-se nestas celebrações as associações do setor, com a colaboração muito empenhada de algumas autarquias locais que continuam a ver nestes profissionais a força motriz das suas economias locais.
Uma homenagem também nossa, da sua Mútua, que continua com os pés no terreno para o que der e vier!

Consulte no nosso Calendário algumas das iniciativas do Dia do pescador.

Peniche Celebra o Dia Nacional do Pescador |  Newsletter 30/2016 – Município de Peniche

75 anos do Bairro dos Pescadores da Nazaré – 1941-2016

Comemorações de 22 a 28 de maio

bairro-pescadoresNos 75 anos do emblemático Bairro dos Pescadores da Nazaré, nascido um ano antes da Mútua – a 22 de maio de 1941 – não podíamos deixar de apoiar a iniciativa. Fazendo também parte da sua história, a Mútua cedeu alguns materiais que fazem parte do imaginário coletivo de todos os bairros e Casas de Pescadores do País, para a exposição que estará patente na antiga escola primária do Bairro dos Pescadores (atual sede da Universidade Sénior da Nazaré), de 22 de maio a 30 de junho. Uma exposição com fotografias, artigos de jornal e outros objetos ligados à história do Bairro.
Para além da exposição haverá no dia 28, às 15h00 um colóquio sobre a obra social do Estado Novo no setor das pescas e o impacto socioeconómico da implementação da Casa e do Bairro dos Pescadores na Nazaré.
As comemorações são uma organização de um grupo de trabalho, constituído por representantes da Câmara Municipal, Museu Dr. Joaquim Manso, Mútua dos Pescadores, e de outras forças vivas da Nazaré.

Ler Mais