Exercício de Salvamento Marítimo na Barra do Porto da Nazaré

img_001-975Enquadrado na estratégia da Autoridade Marítima Nacional, com o objetivo central de rever o planeamento de emergência em todas as capitanias dos Portos nacionais, realizou-se no passado dia 6 de setembro de 2016, um exercício de Salvamento Marítimo na Barra do Porto da Nazaré.
O período que se avizinha, Outono/Inverno, é por norma um período de risco acrescido onde se concentra a maior parte dos acidentes ocorridos no mar. Aumentar os níveis de preparação e capacitação dos meios operacionais, é outro dos objetivos deste tipo de exercícios.

Neste exercício, o segundo deste plano nacional, já que, o primeiro se realizou em Caminha, foram empenhados meios humanos e materiais da Capitania do Porto da Nazaré, do Comando- local da Polícia Marítima, da Estação Salva-Vidas do ISN da Nazaré e de Peniche, do Comado Distrital de Operações de Socorro (CDOS) e dos Bombeiros Voluntários da Nazaré.

O Comandante de operações de Socorro, o Capitão do Porto da Nazaré, coordenou toda a operação que pretendeu simular um cenário de explosão do quadro elétrico numa embarcação de pesca, ficando a mesma sem propulsão. Como consequência desta explosão um dos tripulantes fica gravemente ferido e outro cai ao mar. Coube ao terceiro tripulante, que ficara ileso, desencadear o alerta via VHF/telemóvel.

O exercício decorreu dentro da normalidade, atingindo os objetivos pretendidos perante o olhar de centenas de pessoas que assistiram no local a mais esta importante iniciativa da Autoridade Marítima Nacional, com o objetivo de promover uma verdadeira cultura de Segurança no Mar, preparando cada vez melhor os meios humanos, testando os seus meios materiais e criando automatismos que podem ser fundamentais nas operações de salvamento no Mar.

 

Print Friendly, PDF & Email